Psico Blog


ONDE SE APLICA?

ONDE A PSICOTERAPIA AUXILIA?

 

A Psicoterapia é uma acompanhamento psicológico que promove a compreensão de aspectos mentais, possibilitando mudanças de comportamento e personalidade.

Além da facilitação da compreensão aos processos mentais mais recorrentes como:

● conflitos pessoais, sociais, conjugais, familiares, etc.
● depressão
● elaboração de luto
● processos de transição de períodos do desenvolvimento.

A psicoterapia também aborda outras dificuldades psicológicas recorrentes. Dentre elas estão:

● Síndrome do pânico
● fobias diversas
● distúrbios alimentares, etc. 
● equilíbrio mental e controle do stress.

 

 



Escrito por psico.blog às 12h48
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PSICOTERAPIA

O QUE É PSICOTERAPIA?

A psicoterapia é uma forma de acompanhamento psicológico que auxilia na compreensão das ações dos seres humanos, na identificação obstáculos e dificuldades mentais que influenciam diretamente nas ações pessoais e nos relacionamentos sociais.

Esse acompanhamento visa a facilitar o acesso do paciente à compreender seus processos mentais e conseqüentemente diminuir o sofrimento gerado, que pode vir a se manifestar em diversas esferas da vida da pessoa, desde crises depressivas, existenciais, conflitos sociais e familiares, dentre muitos outros.

Outra ação da psicoterapia é o acesso ao desenvolvimento pessoal, o trabalho de autoconhecimento. Esse processo permite não só a compreensão de das ações presentes, como auxiliam no planejamento de vida da pessoa. Ao tomar contato com o “eu”, a pessoa se permite a plena experiência das ações, tendo mais controle sobre seus pensamentos e comportamentos.

 

FORMAS DE ATUAÇÃO

 

Existem diferentes formas de abordagem e métodos de trabalho em psicoterapia. Dentre elas, encontramos cinco que mais se destacam, biológica, behaviorista, cognitiva, psicodinâmica e humanística. Nenhuma se sobrepõe a outra, no entanto, todas atuam com o mesmo objetivo em suas características diferentes: a compreensão e tratamento dos processos mentais (Glassmann W.E., Hadad M. 2008).

De acordo com a necessidade do individuo/grupo terapêutico, o trabalho terapêutico se configura de maneira diferenciada. Mais frequentemente são encontradas as seguintes ações:

  • Terapia para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
  • Terapia de Grupo
  • Terapia de Casal 
  • Terapia de Família
  • Terapia Institucional e Organizacional
  • Plantão Psicológico

Glassmann W.E., Hadad M., Psicologia: Abordagens Atuais, Artmed, 2008

 



Escrito por psico.blog às 12h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico