Psico Blog


ADOLESCÊNCIA

 

 

A adolescência é um período de transição da vida do ser humano na qual muitas mudanças físicas e psicológicas ocorrem de forma muito marcante. É o período de passagem da vida infantil para a vida adulta.

 

Nesse período do desenvolvimento, em um processo natural, o jovem se vê forçado a lidar com o amadurecimento físico e psicológico. No físico, mudanças hormonais, crescimento de pêlos no corpo, desenvolvimento da estatura, mudança de voz, entre outras mudanças. No psicológico, o jovem vê-se dividido entre as cobranças da vida adulta e a sua relação ainda forte com as necessidades infantis. Essa dualidade com freqüência pode ter como conseqüência situações de instabilidade emocional,  depressão, isolamento, comportamento anti-social e em extremos mais graves, até mesmo problemas mentais como esquizofrenia ou distúrbios alimentares (anorexia e bulimia).

 

Por não se reconhecer mais no universo adulto e ainda não se compreender como adulto, a busca pela identidade é um motivador extremamente forte na adolescência, sendo marcada por decisões extremistas, comportamentos agressivos, participação de grupos sociais e culturais, busca pela identificação de iguais, etc.

 

Todo processo, apesar de radical, é natural. No entanto, por vezes a psicoterapia auxilia no processo de transição, auxiliando na compreensão desse período de mudanças.

 

 

 



Escrito por psico.blog às 16h27
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico